quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Quanto Custa uma familia???

QUANTO CUSTA UMA FAMILIA???
(Gênesis 29:15-30)

- Era COSTUME DA ÉPOCA que o homem apresentasse um DOTE, ou um presente valioso, para a família de sua futura esposa. Era a maneira de se compensar a família na noiva por sua perda.

- Jacó nada de MATERIAL tinha a oferecer, por isso, firmou um COMPROMISSO com Labão em trabalhar para ele durante SETE ANOS.

- Porém, havia também um outro costume na terra de Labão que Jacó não havia tomado conhecimento. A FILHA MAIS VELHA, por tradição, é quem se CASAVA PRIMEIRO.

- Labão entrega a filha Leia a Jacó, e não Raquel, como havia prometido. Com esse engano, Labão levou Jacó a prometer-lhe OUTROS SETE ANOS DE TRABALHO pesado.

- Embora tivesse sido enganado por Labão, Jacó teve a sua parte na barganha com seu sogro. No CORAÇÃO DE JACÓ, havia mais em jogo do que apenas a sua mágoa. Havia alguém em quem pensar: RAQUEL; bem como PENSAR também no PLANO DE DEUS para sua vida.

- As pessoas costumam PENSAR se vale a pena lutar durante muito tempo por algo que se deseja. . Jacó trabalhou SETE ANOS para casar-se com Raquel e, após ter sido enganado, concordou em TRABALHAR OUTROS MAIS SETE anos por ela.

- Não podemos imaginar que nossos PROBLEMAS serão RESOLVIDOS em questão de SEGUNDOS. É preciso ter PACIÊNCIA, e saber ESPERAR. A paciência é mais difícil quando dela mais precisamos, porém, ela é a CHAVE para alcançarmos nossos objetivos. (V.20)

- Mesmo sendo enganado, Jacó PERSEVEROU, e ASSUMIU uma POSTURA de SABEDORIA. NÃO ALIMENTOU FERIDAS, ou TRAMOU VINGANÇA alguma que o impedisse de ver o PONTO DE VISTA DE DEUS.

- Talvez, para nós, o preço que Jacó teve que pagar fora muito alto: 14 ANOS DE TRABALHO; mas, quando existe AMOR, HUMILDADE, PACIÊNCIA e PERSEVERANÇA, o preço se torna IRRISÓRIO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário