domingo, 29 de novembro de 2009

AS CONTENDAS NA FAMILIA
(Gênesis 13)


- Conflitos familiares existem. E não são coisas apenas da MODERNIDADE. Nos TEMPOS BÍBLICOS, podemos perceber diversos conflitos familiares. Entre eles, podemos tomar como exemplo o conflito existente na família de Abraão.

- Diante da dificuldade de oferecer pastagens a todo o rebanho, os empregados de Abraão e Ló entraram em uma CONTENTA (disputa, discórdia, divergência) acerca da alimentação para o gado, motivados talvez, pela inveja e pela ambição, que beneficiava apenas os próprios interesses.

- Surgira ali, um CONFLITO ENTRE AS FAMÍLIAS. Abraão, ao enfrentar um conflito em potencial com seu sobrinho, tomou a iniciativa em resolver (de forma pacífica) a divergência que havia.

- Ele deu a Ló a oportunidade de escolher primeiro, embora Abraão sendo mais velho tivesse o direito a escolha. Mas Abraão abriu mão do direito, para agir com SABEDORIA E PRUDÊNCIA, para resolver com BRANDURA o conflito familiar.

- Seu exemplo nos mostra como devemos agir para enfrentar situações familiares difíceis:


1) Tome você mesmo a INICIATIVA de resolver os conflitos;

2) Permita, em alguns momentos, que as pessoas tenham a chance de fazer A PRIMEIRA ESCOLHA, mesmo que isso signifique abrir mão de algo muito desejável; apenas alerte das possíveis conseqüências.

3) Coloque a PAZ familiar acima das vontades particulares.


- Agindo de forma contrária, perceberemos que rivalidades, discussões e brigas podem ser DESTRUTIVAS de três maneiras:

1) DANIFICAM a BOA VONTADE, a CONFIANÇA e a PAZ na família;
2) IMPEDEM o progresso de importantes objetivos em comum dentro do lar;
3) TORNAM os membros da família egoístas, ao invés de amáveis.
- Assim como o conflito revelou o BOM CARÁTER de Abraão, serviu também para que o caráter de Ló fosse revelado através de suas escolhas.

- Ele escolheu a melhor parte da terra, embora isso significasse viver próximo a Sodoma, umas cidade conhecida por sua PROMISCUIDADE E PECAMINOSIDADE.

- Demonstrou ser GANANCIOSO, querendo o melhor para si, sem pensar nas NECESSIDADES de seu Tio Abraão, ou no que era JUSTO ( o mais velho é quem escolhia primeiro).

- Constantemente passamos por CONFLITOS. A vida também é composta por CONFLITOS E ESCOLHAS. Como Ló, podemos escolher o que PARECE SER MELHOR e IGNORAR AS NECESSIDADES e os SENTIMENTOS das pessoas, demonstrando EGOÍSMO E AMBIÇÃO.

- LÓ escolheu com os olhos, por que seu CORAÇÃO estava LONGE DE DEUS. ABRAÃO TINHA O CORAÇÃO EM DEUS, e o que Deus escolhesse para ele, seria bem recebido.

- Quando paramos de tomar decisões segundo a vontade de Deus, tudo o que nos resta são escolhas na direção errada.

- O que parecia ser BOM AOS OLHOS de Ló (como as boas pastagens, a água em abundância) OFUSCAVAM a sua visão acerca do erro, das tentações e do pecado que futuramente DESTRUIRIA a sua família.

- Ainda que nos achemos fortes o suficiente para resistir as tentações ( o que já é um grande erro!), outros membros de nossa família podem não ser tão fortes assim.

- LEMBRE-SE : Quando surgirem os conflitos, haja com sabedoria e prudência. Não permita que soluções contrarias a vontade de Deus seja a escolha definitiva do seu lar. Não permita que suas escolhas destruam suas famílias!!!!

- Conflitos sempre existirão, portanto, NÃO PEÇA A DEUS PARA QUE NÃO HAJA CONFLITO EM SEU LAR, mas PEÇA a Deus SABEDORIA PARA VENCER OS CONFLITOS, quando estes surgirem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário